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Tudo sobre indicadores de desempenho de e-commerce


Imagem mostra um teclado iluminado no tem de azul e uma tecla com o desenho de um carrinho de compras.

Para monitorar a performance de vendas online do seu site ou e-commerce, alguns indicadores são fundamentais e devem ser considerados nas análises e monitoramento dos times de Business Intelligence (BI) e Marketing. Neste artigo você vai conhecer mais sobre os conceitos e como o mercado tem considerando e avaliado indicadores de sucesso dentro do ambiente digital.


Nesse artigo você vai ver:


O que são indicadores de desempenho?


A função dos indicadores de desempenho é principalmente orientar os times responsáveis na gestão e acompanhamento da eficiência ou não do negócio e informam dados relevantes que ajudem a potencializar o sucesso empresarial.


O ideal é que a empresa tenha metas claras e uma gestão consistente de indicadores para poder realizar análises e determinar mudanças estratégicas ou operacionais que influenciam positivamente nos resultados futuros.


A utilização dos indicadores de desempenho para e-commerce tem se tornado uma prática primordial para qualquer tipo e tamanho de negócio. Essa dinâmica ajuda na tomada de decisões, e também traz uma visão estratégica de negócio muito benéfica para a empresa.


Podemos dividir os indicadores de desempenho em dois grandes pilares:


Indicadores de desempenho estratégicos


Normalmente estão embasados em metas da empresa e adotam comparativos de resultados de ações ou períodos anteriores.

Indicadores de desempenho de qualidade


Mais voltado ao produto e ao serviço, esse tipo de indicador, traz uma visão analítica que busca evitar falhas ou ajustar rotas visando aumento de performance. Que podem ser:

  • Controle de NPS

  • Faturamento

  • Rentabilidade

  • Ticket médio

  • Transações

  • Taxa de Conversão

Uma vez estabelecido, os indicadores de desempenho de e-commerce ajudam os times a monitorar curvas de performance e garantem que com a chegada de novos profissionais para o projeto, a metodologia possa ser facilmente entendida e continuada.



Por que usar indicadores de desempenho?


Imagine que você está numa estrada e seu computador de bordo está falhando em trazer a autonomia que seu veículo tem para chegar ao destino. Nesse caso você fica míope em analisar se o volume de combustível será suficiente para percorrer o trajeto até o destino final.

Nesse exemplo fica claro que a autonomia é um indicador de desempenho, e sem essa visão o motorista fica perdido e não tem confiança na tomada de decisão que deverá fazer nas próximas horas. Ter consciência de quais são os indicadores de desempenho do seu e-commerce ou venda de produtos online, torna qualquer gestão mais segura e controlável.


Os dados que são analisados através desses indicadores orientam a tomada de decisão considerando o momento da empresa e também do mercado. Basicamente os indicadores de desempenho funcionam como uma bússola dentro do ambiente organizacional, e nos ajuda a evitar desvios do caminho e objetivos, trazendo clareza nas ações que a empresa deve tomar para alcançar seus objetivos.



Quais são os principais indicadores de desempenho para e-commerce?

Existem diversos tipos de KPIs que nos ajudam a entender uma série de dados e informações que podem ser utilizados para tomada de decisão e avaliação sobre a saúde do negócio. Listamos alguns indicadores de desempenho que podem ser trabalhados para e-commerce e ajudam a orientar as ações visando o aumento de performance e saudabilidade do negócio

Valor médio do pedido

O valor monetário médio de todos os pedidos para o período selecionado. Pode ser avaliado separadamente por dispositivo, região, categoria de produtos e etc. Fórmula: (Receita total / Número de pedidos)

Ticket médio

O preço médio (ou ticket médio) pelo qual os produtos são vendidos em um mercado específico ou em todos os mercados. Isso é calculado usando a Fórmula: (Receita Total / Número de Unidades Vendidas).


Taxa de rejeição

A porcentagem de visitantes que clicam em um anúncio ou resultado de um buscador, acessam um e-commerce, mas saem depois de visualizar apenas uma única página, no período de tempo selecionado. O Google define isso como "a porcentagem de sessões de página única (ou seja, sessões em que a pessoa saiu de um site a partir da página de entrada sem interagir com a página)".


Taxa de conversão

A porcentagem de visitantes que efetuam uma compra ou transação, mais precisamente, a porcentagem de sessões que resultam em uma venda ou transação dentro de um período. Fórmula: (Total de Transações / Total de Sessões) * 100. Observe que as sessões são usadas neste cálculo e não os visitantes.


Lifetime Value (LTV)


A receita média atual gerada por um cliente ao longo de sua vida útil de compras, para todo o período de tempo analisado. O LTV é calculado através da fórmula: (Receita Total até o mês em questão / Número de Clientes Distintos nesse período). Esse cálculo não inclui clientes que se inscreveram, mas nunca compraram – inclui apenas clientes compradores.

O Lifetime Value pode ser entendido como o valor no ciclo de vida, ou seja, quanto em média seus clientes investem em seus produtos ou serviços durante o período em que eles se relacionam com sua empresa.


Taxa de abandono de carrinho (TAC)


A porcentagem de produtos descartados (carrinhos abandonados) dentro do período de tempo selecionado. Vamos supor que em um mês você teve 75 compras efetuadas (CE) e 250 carrinhos criados (CC). Então, a sua taxa de abandono (TAC) foi de 70%.

Fórmula:


75 (CE) / 210 (CC) = 0,35 1 - 0,35 = 0,65 0,65 x 100 = 65% (TAC em porcentagem) Para avaliar se a taxa de conversão do seu e-commerce está saudável ou não, é indicado considerar as taxas médias de mercado, e o próprio histórico do seu e-commerce para determinar as metas e objetivos a serem alcançados.


Eficiência (%)


Essa classificação de eficiência é calculada como a receita total para o período de tempo dividida pela receita total possível para o período de tempo e expressa como uma porcentagem.

Fórmula:


((Receita Total / Receita Total Possível) * 100).


O número de 'receita possível' é o que o e-commerce poderia ter alcançado no prazo se tivessem maximizado o uso de fontes de tráfego e técnicas de conversão.



Visualizações de produtos

O número total de visualizações de produtos dentro do período selecionado. Esse indicador pode ser monitorado através do Google Analytics, uma vez que as configurações e implementações de tags estejam devidamente realizadas e validadas.

Custo por aquisição (CPA)

O CPA indica quanto custa considerando os gastos de marketing para adquirir um cliente, expresso em porcentagem, para o período de tempo analisado. O CPA% é calculado usando a fórmula:


(Total Marketing Cost / Total Revenue) * 100.


Vantagens que a técnica de CRO proporciona ao seu negócio

  • Maximizar o ROI

  • Análise de comportamento e necessidades de seus clientes

  • Alavanca o posicionamento nas páginas de resultados do Google

  • Vantagem competitiva em relação a concorrentes

  • Aumento de conversão, o CRO visa facilitar o processo de compra no site


Como posso melhorar o desempenho do meu site ou e-commerce?


Como falamos neste artigo, é importante realizar uma gestão estratégica, ter metas e objetivos claros e consistência nos dados, para que as análises, monitoramento e tomada de decisões estejam embasadas em informações de qualidade. Uma vez que sua estrutura de dados, e metas estejam estabelecidas, o monitoramento de resultados deve ser regular, inclusive indicamos a criação de alertas de performance com base nos indicadores de desempenho para que as avaliações e monitoramento sejam mais efetivos e ágeis. Para melhorar o desempenho do seu e-commerce podem ser adotadas algumas medidas iniciais e considerar alguns testes ao longo do processo.

  • Acompanhar indicadores de desempenho

  • Avaliar os produtos ou serviços de maior e menor engajamento

  • Fazer testes A/B de posicionamento de produtos

  • Avaliar os níveis de carregamento do site ou e-commerce

  • Monitorar se a jornada do usuário é de fácil entendimento e acesso para o cliente

  • Utilizar gatilhos e técnicas que chamem a atenção do usuário para incentivar a conversão



Lembre-se que é fundamental que todas as medidas, tags e eventos de cliques estejam devidamente configurados para que o monitoramento e análises sejam consistentes para mensuração dos indicadores de desempenho, talvez essa seja a dica mais importante deste artigo.


Nosso time trabalha com as melhores soluções e ferramentas para te ajudar nessa jornada, além de utilizar estratégias customizadas com foco na conversão do seu website, blog ou e-commerce.


Se você está interessado e tem necessidades sobre esse tema, aproveite para conhecer nossos produtos de Web Analytics e CRO e tenha todo o suporte além de um teste grátis para comprovar resultados de otimização e conversão.





Imagem Redator Thebilab



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