A utilização do teste A/B é a forma mais eficaz para você otimizar seus resultados de marketing digital, como por exemplo a conversão de produtos do seu e-commerce.
Embora existam recomendações e boas práticas de mercado, o modo mais eficaz de se obter resultados concretos é realizando o teste A/B com base nas regras e objetivos do seu negócio ou campanha digital.
O Que é Teste A/B?
O teste A/B é uma das técnicas mais eficazes para avaliar a performance de diferentes formatos. Pode ser aplicado desde sua página web, botões de call to action, ou até criativos (anúncios) de campanhas digitais. Um bom exemplo é realizar o teste A/B em uma página do seu site, que consiste em produzir duas páginas para o mesmo conteúdo e objetivo, realizando assim o teste com base na disposição dos produtos, cores e posicionamento de botões, estilo textos e outro elementos com diferentes layouts e posições, como se uma versão desafiasse a outra.
Depois de aplicar as duas versões (preferencialmente considere deixar cada versão ao mesmo tempo no ar), você vai medir os resultados com base em seus objetivos e KPIs pertinentes.
Com Quantas Variáveis Devo Realizar o Teste A/B?
O recomendado é que se aplique duas versões de uma mesma variável. Vamos pegar um exemplo qualquer. Suponha que o seu objetivo seja vender mais, então você poder aplicar o teste A/B por exemplo no botão “Comprar”, e observar os resultados entre as versões produzidas, onde na versão A, o botão “Comprar” possui forma retangular e está na cor verde, e na versão B, onde o botão “Comprar” tem formato redondo e está na cor azul.
Nesse cenário um dos KPIs que podem determinar o sucesso de uma das versões é o número de cliques únicos no botão do produto analisado.
Lembre-se que o teste A/B se baseia em apenas uma variável, diferentemente dos testes multivariados que testam mais de uma variável de uma só vez.
Quais elementos devem ser testados?
Como já mencionamos, tudo vai depender dos seus objetivos de negócios, OKRs e KPIs, contudo para lhe ajudar nessa etapa, listamos abaixo alguns elementos que podem ser testados por exemplo em uma landing page com foco em conversão.
Títulos
CTAs
Imagens
Campos ou conteúdo do formulário
Posicionamento do botão “Solicite uma demonstração”
Posicionamento ou layout do botão “Comprar”
Em Quais Canais de Comunicação o Teste A/B Pode ser Realizado?
Não pense que o teste A/B só pode ser realizado em landing pages, essa tática pode ser aproveitada em outras frentes também como:
E-mail Marketing
Newsletter
Blog
Poup-ups na homepage do seu site
Push de SMS
Quando Devo Realizar o Teste A/B?
O teste A/B deve ser realizado sempre visando alavancar resultados que estejam atrelados à estratégia de negócio. Nesse caso, sempre que houver necessidade de gerar mais receita, maior engajamento, aumento na taxa de conversão e performance do site.
Porém, em alguns momentos o teste A/B passa a ser crucial e de suma importância, e não devem ser tratados como opcionais mas sim como obrigatoriedade para mensurar resultados e garantir performance positiva, esses momentos são:
Lançamento de novos produtos ou serviços
Alteração no design e layout do site
Mudança de preços ou formas de pagamento
Quando é notado uma oscilação ou variação incomum nas taxas de conversão ou engajamento do site.
Estipule Metas para o teste A/B
Apesar do direcionamento acima ser importante, de nada vai adiantar se você não pré estabelecer metas e KPIs que vão te orientar nas análises de resultados dos testes A/B e tomada de decisão. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o tráfego do seu site, então é necessário criar uma meta para isso.
Nesse caso, o KPI mais indicado é visitas, então ao lançar o teste A/B de acordo com as premissas já explicadas neste blog, mensure dentro de um mesmo período o resultado de visitas ao site de cada versão do teste.
Uma vez estabelecida a meta, por exemplo, 500 visitas dentro de um período de 15 dias, então você terá muito mais segurança em determinar qual versão do teste é a melhor.
Como Garantir a Relevância do Teste A/B?
Determinar se o resultado do teste A/B é confiável requer uma confiabilidade estatística para que os resultados não tragam um falso cenário, que seria prejudicial para a tomada de decisão.
Podemos garantir a confiabilidade dos resultados do teste A/B através do intervalo de confiança.
Intervalo de confiança
Para ilustrar o que é um intervalo de confiança, vamos trazer um exemplo prático. Vamos supor que você precise saber se uma moeda é tendenciosa para uma disputa de cara ou coroa.
Em teoria, se jogássemos a moeda 100 vezes, metade das oportunidades de resultados deveria ser cara e a outra metade coroa. Fazendo o teste, jogamos 100 vezes a moeda, e em 58 jogadas, saiu cara. Esse resultado indica que a moeda é tendenciosa? O intervalo de confiança nos ajuda a responder essa pergunta, pois ele indica a probabilidade entre o controle ou hipótese (no nosso exemplo que metade ou 50% das chances eram de sair cara) e o experimento em si (que no nosso caso tivemos 58 resultados sendo cara) apresentarem toda a população, ao invés de um experimento casual. Pois bem, em nosso exemplo da moeda, temos que 58% do resultado foi cara, e o intervalo de confiança foi de 90%, que é relativamente baixo, ou seja, isso significa que existe 90% de chance que os resultados de fato representem a realidade e não apenas um cenário de causalidade. O recomendado é que o intervalo de confiança esteja entre 95% e 99%, que é considerado um ótimo índice.
Resultados de um Teste A/B
Já que o conceito está estabelecido e já entendemos sobre o intervalo de confiança, vamos agora fazer um exercício na prática considerando um teste A/B para uma Landing Page e avaliar qual versão seria mais apropriada para ser trabalhada, contando com a segurança de um intervalo de confiança consistente. Suponha que você vende serviços de consultoria de marketing digital, e o seu objetivo é captar leads através de uma formulário em sua landing page. Você pensou em realizar um teste A/B considerando duas versões para essa landing page, a versão A não tem o telefone no formulário de cadastro e a versão B tem o telefone no formulário de cadastro. Utilizando a calculadora Dr. Pete (vamos deixar o link abaixo) podemos obter o resultado dos dois testes e observar o intervalo de confiança. O resultado abaixo aponta o seguinte resultado:
No teste tivemos 300 visitas ao site (dentro do mesmo período) e a versão A (versão sem o campo de telefone no formulário) apresentou maior taxa de conversão de 53,3%, e a versão B (versão com o campo de telefone no formulário) apresentou menor taxa de conversão de 33,3%. Note que o intervalo de confiança é consistente (99%) para tomada de decisão em optar por seguir com o formulário sem o campo de telefone para alavancar a conversão.
Através dessa calculadora você pode garantir que os resultados do teste estão dentro de um intervalo de confiança favorável para decidir com qual versão do seu teste A/B seguir.
Para calcular o intervalo de confiança do teste A/B, recomendamos a calculadora de A/B Tests do Dr. Pete.
Qual Ferramenta Posso Utilizar para Realizar Teste A/B e Aplicar nas Estratégias de Negócio?
A utilização de ferramentas para realizar Teste A/B são importantes para a estratégia de sucesso de resultados de marketing. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, e algumas unem a questão do criativo (elementos visuais, formatos e formulários) e também agregam funcionalidades com foco em conversão. A Thebilab Tech trabalha com a ferramenta CRO Platform que tem exatamente esse objetivo, trazendo agilidade no processo de implementação, mas também com foco em conversão desde os primeiros dias de campanha. Com essa ferramenta você poderá facilmente realizar os testes A/B com elementos de conversão com o objetivo de aumentar vendas ou engajamento do seu site, blog ou e-commerce. Alguns de nossos clientes obtiveram crescimento de até 3x em aumento de conversão nos primeiros dias de utilização da ferramenta, que permite monitoramento de resultados real-time através de simples configurações.
Realizar teste A/B com foco no aumento de performance e alcance dos desafios e objetivos de negócio são táticas essenciais que podem trazer vantagens competitivas de mercado. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre Teste A/B e técnicas de CRO, conte com nosso time de Eespecialistas, estamos prontos para lhe apoiar na estruturação em Analytics e tomada de decisão.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse tema e nossas soluções em CRO, Web Analytics e Data Analytics, aproveite para conhecer nossos serviços e tenha todo o suporte e consultoria necessária para tomar decisões seguras pautadas em dados.