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KPI's, OKR's e KR's: O Que são e Como Posso Avaliar Cada um Deles?


OKR Versus KPI


A sopa de letrinhas para quem trabalha com digital parece algo interminável, além disso quem nunca ficou boiando em algum call onde o pessoal só se comunicava por siglas (em alguns casos para mostrar conhecimento) porém sendo pouco efetivo na comunicação e próximos passos. Hoje resolvemos passar a limpo algumas dessas siglas super relevantes quando pensamos em resultados, atingimento de metas e monitoramento de indicadores de plataformas digitais. Se você tem dúvidas sobre o que são KPIs, OKRs e KR 's (esse último era novo pra mim), então dá um scroll down (a nossa taxa de engajamento agradece) e saiba tudo sobre essas siglas!




O que são KPI’s?


O significado de KPIs é Key Performance Indicator (ou pela tradução: “Indicador chave de performance”). Os KPIs são os principais responsáveis pela medição do sucesso ou não da empresa, negócio ou projeto. Vale ressaltar que os KPIs são métricas (como Visitas ou site ou taxa de conversão), porém dentro de um contexto essas métricas se tornam KPIs por terem mais relevância e importância dentro dos objetivos de negócio da empresa dentro de um determinado momento.


Como posso definir meus KPI's?


Diversos fatores podem exercer influência para definição dos KPIs, mas resumidamente, pense que seus KPIs devem ser aqueles indicadores que você respira todo dia e deve realizar ações para mantê-los estáveis ou em crescimento. KPIs consistentes estão embasados em resultados e não atividades, além disso eles devem ser possíveis de monitorar, considerando qualidade dos dados, frequência das análises e time responsável por manter esses resultados positivos.

Aqui temos alguns KPIs que podem ser monitorados e são comuns para gestores.

  • Taxa de conversão (ex: Transações / Visitas ao site * 100)

  • Taxa de rejeição (ex: usuários que visitaram o site mais não interagiram)

  • CAC (Custo de aquisição do cliente)

  • Churn Rate (taxa de rotatividade de clientes)

  • Receita mensal

Erros de definição de KPIs e que podem enviesar suas análises:

Métricas de vaidade

Se você definiu que o número de visitas ao site é o se KPI porém o seu negócio é movido a transações/vendas, você pode ter um volume muito alto de visitas ao site o que é super importante dentro de uma jornada, mas poucas pessoas convertem, então a esse kpi (vistas ao site) torna-se pura vaidade.

Definir poucos KPIs:

Caso você defina 2 ou 3 Kpis para monitorar, você pode estar excluindo outros tipos de dados que poderiam compor uma análise que responda todas as suas principais perguntas de negócio, sendo assim avaliar metade da história, significa que suas decisões estão sendo tomadas pela metade também.


O que são OKR's?


O significado de OKRs é “Objective and Key Results'' (ou traduzindo: “Objetivos e resultados chave”). Os OKRs normalmente são definidos pelos C-Levels da empresa, por se tratarem de um direcional e alinhamento para que a empresa toda tenha o mesmo entendimento se o negócio caminha na direção correta. Eles devem ser rápidos, inspiradores e marcantes! O sistema de OKRs é utilizado por grandes players de mercado como Linkedin, Airbnb, Spotify, entre outros. Os OKRs no fundo são métricas (em alguns casos KPIs) que ajudam a avaliar e monitorar o atingimento de metas Se desmembramos as siglas do OKR então teríamos a seguinte composição abaixo. Exemplo de uma composição de OKRs para o seu negócio: Objetivo (“O” do OKR): Os usuários adoram nossos serviço Key Results (“KR” do OKR):

  1. KR1: Crescer em 5% a taxa de engajamento do nosso site

  2. KR2: Trazer 20 novos leads por mês através do formulário de cadastro

  3. KR3: Atingir a taxa de conversão de 5%


O primeiro “KR” deve ser mais importante que o segundo e assim por diante.

Existe uma boa prática de mercado que indica que para 1 "O", podemos traçar de 2 a 5 "KRs", mais do que isso pode gerar desconforto, perda de foco e desmotivar os times envolvidos, impactando diretamente os resultados gerais do negócio.


Vale destacar também que as métricas de mensuração devem ser compostas, para que uma responda aos questionamentos da outra. Por exemplo, não adianta você medir aumento de vendas se você não medir o churn rate, isso demonstra que você está preocupado apenas em vender mais e não reter seus clientes atuais.


Erros de definição de OKRs que são comuns

Os OKRs devem ser diferenciados entre os tangíveis e os aspiracionais, a empresa e principalmente as equipes responsáveis pelo atingimento dos OKRs devem ter consciência disso e entender o que é esperado. Os KRs devem ser definidos claramente e não serem inúteis, como falamos, os KRs uma vez muito indefinidos podem gerar baixo engajamento por não serem claros ou inalcançáveis. Definir os KRs isoladamente sem a participação do time, pode ser um tiro no pé, tanto em termos de engajamento e motivação, quanto de entendimento do que é plausível em termos de definição dos KRs para que de fato ser buscado alcançar esses objetivos.


Na prática, como posso definir os OKRs?

Falamos anteriormente da importância da definição dos OKRs, e como eles devem ser aplicados para guiar as ações de negócio e também conduzir o engajamento e motivação do time para o alcance desses objetivos. Seguindo a seguinte fórmula, ajuda na mensuração do OKR, seria algo nesse sentido: Eu vou _____________ medindo através do(a) _____________ Preenchendo os campos acima poderíamos ter algo como: Eu vou garantir que os meus clientes convertam em nosso site, medindo através do Google Analytics. Desmembrando o OKR ficaria assim: O = Os clientes convertem em nosso site KR1 = Aumentar a taxa de conversão do site KR2= Aumentar a retenção do número de clientes que convertem no site KR2= Reduzir a taxa de rejeição do site Uma vez que seus OKRs estejam definidos, é chegado o momento de se reunir com o time para entender o momento atual e traçar iniciativas possíveis para otimizar e acelerar o alcance dos principais KRs, nesse momento é muito importante a integração da equipe. Um dos segredos para a continuidade dessa dinâmica e na jornada para o alcance dos objetivos, é o acompanhamento e monitoramento ao longos dos meses e trimestres, na tentativa de garantir, além disso, manter reuniões recorrentes tendo como pauta os KRs é super relevante para o andamento das iniciativas. Para facilitar esse processo e te dar uma ajudinha na etapa inicial, disponibilizamos uma planilha para que o OKR e o KRs sejam endereçados e o acompanhamento se torne mais tangível.


KPIs ou OKRs quais utilizar?


Se você chegou até aqui, então seus conceitos sobre o tema provavelmente estão mais embasados e claros. No entanto, é possível que você esteja em dúvidas no que se refere a o que utilizar quando sair desse blog, se são os KPIs ou os OKRs. O fato é que eles são complementares, no entanto algo que define a diferença entre KPIs e OKRs é que enquanto o primeiro tem o objetivo de mensurar resultados, os OKRs se preocupam com os processos para se chegar aos objetivos.

Os KPIs são mais pragmáticos e específicos, pois podem ser mais diretos como “aumentar a taxa de conversão em 10%” ou “reduzir a taxa de rejeição em 20%”. Já os OKRs são mais generalistas, onde os KRs trazem um pouco mais de detalhes. Posto isso, e para resolver a questão, sugerimos que os seus KRs sejam os KPIs, assim você trabalhará melhor com ambos. Unindo os dois, você terá certamente ferramentas e insumos poderosos para alcançar seus objetivos através de caminhos muito bem definidos.

Entender os desafios e objetivos de negócio são os primeiros ingredientes na jornada de definição dos OKRs e KPIs, monitorar esses indicadores cruciais para garantir a saúde do negócio é de suma importância para tomada de decisão ou ajustes de rotas em tempo hábil. Conduzimos a bandeira da disseminação da cultura data-driven, e estamos prontos para lhe apoiar na estruturação em Analytics e tomada de decisão. Se você está interessado em conhecer mais sobre esse tema e nossas soluções em Data Analytics e Business Intelligence, aproveite para conhecer nossos serviços e tenha todo o suporte e consultoria necessária para tomar decisões seguras pautadas em dados.



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