top of page

GA4: 7 Novidades que vão Transformar a Análise de Dados


Decifrando o Google Analytics 4: As 7 Novidades do GA4 para Profissionais de Dados e Marketing

O mundo digital está sempre em constante evolução, e com o Google Analytics não seria diferente. A nova versão, Google Analytics 4 (GA4), chegou com uma série de atualizações que prometem revolucionar a forma como analisamos e interpretamos nossos dados. Este post é um guia completo para você ficar por dentro das 7 principais novidades do GA4.


O Que é o GA4?


O Google Analytics 4 é a mais recente atualização da plataforma de análise de dados do Google. Ele foi projetado para fornecer insights mais relevantes e acionáveis, permitindo que as empresas acompanhem melhor o comportamento do usuário em várias plataformas e dispositivos.


Preciso fazer a Transição Para o GA4?


A transição para o GA4 requer atenção e cuidado, mas não se preocupe, estamos aqui para auxiliá-lo nesse processo. Antes de começar, é essencial determinar se a sua conta será impactada.


Caso tenha criado uma conta antes de 14 de outubro de 2020, é provável que esteja utilizando o Google Universal Analytics (UA) e será necessário realizar a migração. Porém, se a sua conta foi criada após essa data, é provável que já esteja utilizando o GA4 e, portanto, nenhuma ação adicional será exigida.


É importante ressaltar que a Versão UA do Google Analytics deixará de coletar dados a partir de 1º de julho de 2023. Portanto, é recomendado realizar a migração para o GA4 antes dessa data para garantir a continuidade da coleta de dados e o acesso às funcionalidades avançadas oferecidas pelo GA4.


Se você tem quer saber o passo a passo para migrar do Universal Analytics para o GA4 confira o artigo abaixo:




As 7 Principais Novidades do GA4


#1 - Exportação de dados de atribuição a nível da sessão para o BigQuery


Antes disponível apenas para atribuição a nível do usuário, agora você pode analisar seus dados de aquisição também a nível da sessão. Essa atualização permite criar análises sobre a jornada do usuário e novos modelos de atribuição a partir do BigQuery. Saiba mais.


#2 - Atualização no conector do GA4 com o Looker Studio


Novos campos estão disponíveis ao conectar o GA4 aos dashboards do Looker Studio. Se ainda não viu mudança nos campos disponíveis, basta dar refresh na base de dados utilizada dentro do dashboard. Saiba mais. Apriveite para dar uma olhada na documentação de quais métricas o Google disponibiliza em sua API.


#3 - Guia de contabilização das conversões do GA4 e do UA


O Analytics Help agora tem um guia com todos os possíveis cenários de divergências entre as ferramentas. Saiba mais.


#4 - Integração do AdSense com o GA4:


Para quem usa o AdSense, agora existe uma integração com a ferramenta. Saiba mais.


#5 - Novas dimensões e métricas no Audience Builder


O Audience Builder agora tem novas dimensões e métricas disponíveis. Saiba mais.


#6 - Modelos de atribuição


Agora é possível selecionar se os modelos de atribuição irão creditar somente canais pagos ou canais pagos e orgânicos. Saiba mais.



#7 - Google Signals disponível para quem usa GTM:


O Google Signals agora está disponível para quem usa sGTM. Saiba mais.


Com todas essas novidades, é essencial que as empresas migrem o quanto antes para a nova versão do GA4. Afinal, quanto mais cedo você se adaptar, mais cedo poderá aproveitar os benefícios dessas atualizações. Aproveite as novas funcionalidades e aprimore a mensuração de dados e a tomada de decisões em sua empresa


O Google Analytics 4 chegou com novas funcionalidades e atualizações revolucionárias. Como profissionais de dados e marketing, é nosso dever estar sempre atualizados e prontos para aproveitar as melhores ferramentas disponíveis. O GA4 é, sem dúvida, uma delas. Então, vamos juntos explorar e dominar essa nova versão do Google Analytics e levar nossas estratégias de dados e marketing para o próximo nível!


Se você está curtindo nosso conteúdo, inscreva-se no nosso Blog e não perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendências do universo da Análise de Dados, Business Intelligence e Inteligência Artificial.


Conheça nosso canal no YouTube e mergulhe em conteúdos exclusivos e aulas que irão enriquecer sua jornada de aprendizado.


Acervo de Indicações de Livros e Cursos selecionados > Indicações the BI lab


Redatora Thebilab







bottom of page