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Como melhorar a conversão do seu site? Estratégias de CRO e as principais vantagens em aplicá-las



Um dos principais indicadores de sucesso de um produto ou serviço é a taxa de conversão, e os profissionais de marketing têm buscado diversas estratégias para melhorar a conversão do site ou e-commerce com o objetivo de alcançar metas e maximizar vendas.

Nesse artigo vamos entender com clareza como trabalhar com estratégias para melhorar a conversão nas plataformas digitais e como as técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) podem ser aplicadas.

Nesse artigo você vai ver:


O que é CRO?


CRO significa Otimização da Taxa de Conversão (Conversion Rate Optimization). A otimização de Conversão que tem o objetivo de aumentar a taxa de conversão do seu website ou e-commerce, trabalha através de um mecanismo que visa otimizações, o CRO concentra os esforços para levar a porcentagem máxima de visitantes do seu site para realizar uma determinada ação, que dependendo do seu objetivo pode se caracterizar por esses exemplos:

  • Preenchimento de Cadastro

  • Compra de Produtos

  • Clique no botão “Fale Conosco”

  • Fazer download de um e-book

  • Clique no botão “Ver Oferta”

  • Se inscrever no blog

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Como calcular a taxa de conversão de um site?


Esse tipo de questionamento é bem comum entre os profissionais de marketing ou de empreendedores que precisam alcançar as metas de vendas de negócios digitais. O cálculo pode variar de acordo com o contexto, mas na maioria dos casos para encontrar a taxa de conversão, a base de cálculo é dividir o total de conversões do site pelo total de visitas recebidas no mesmo período e multiplicar por 100. O resultado será a taxa de conversão, que pode ser definida como boa ou ruim com base em uma média histórica ou comparada à meta estabelecida para aquele período, campanha, ou ação específica.

Qual a fórmula para calcular a taxa de conversão?

Fórmula da taxa de conversão: Total de Conversões / Total de Visitas x 100 = Taxa de Conversão

Exemplo: 20 / 200 x 100 = 10% Essas informações que compõem o cálculo da taxa de conversão, devem ser coletadas através do Google Analytics, e assim ser monitorada recorrentemente para tomada de decisão.



Quais são os benefícios de aplicar as técnicas de CRO?

Pode parecer complexo, mas o CRO traz muitos benefícios para empresas que precisam aumentar ou melhorar a taxa de conversão do seu site ou e-commerce. Basicamente o conceito, é tornar o processo de compra de produtos, ou qualquer tipo de ação do usuário mais eficiente. Trabalhando da maneira correta com esse tipo de otimização, você poderá tornar o conteúdo do seu site altamente adaptado para os clientes e assim aumentar a chance do visitante converter e consequentemente melhorar os números de conversão do seu site. Sabemos que as compras online têm crescido a cada ano, segundo dados do emarketer, em 2021 as vendas online cresceram 18,8% (comparado com 2020) alcançando a marca de $4.9 trilhões de dólares, e os países que demonstraram maior crescimento (pelo menos 26%) foram Índia, Brasil, Rússia e Argentina. Até 2025 estima-se que 24,5% das vendas do varejo em todo o mundo serão online.

Gráfico de fonte Emarketer demonstra as vendas no e-commerce de Varejo no Mundo de 2019 a 2025

Gráfico de fonte Emarketer demonstra as vendas no e-commerce de Varejo no Brasil de  2019 a 2025

Vantagens que a técnica de CRO proporciona ao seu negócio

  • Maximizar o ROI

  • Análise de comportamento e necessidades de seus clientes

  • Alavanca o posicionamento nas páginas de resultados do Google

  • Vantagem competitiva em relação a concorrentes

  • Aumento de conversão, o CRO visa facilitar o processo de compra no site



Como posso melhorar a conversão do meu site?


As técnicas de que são adotadas nas estratégias de CRO visam o aumento da conversão ou engajamento conforme os objetivos digitais do seu negócio. Sabemos que reter a atenção do usuário é um desafio muito importante, e ainda mais difícil converter essa atenção em vendas ou atividades que pertençam a etapa final da jornada do usuário. E para otimizar a etapa de conversão ou aumentar os resultados atuais, algumas técnicas podem ser aplicadas, abaixo vamos listar algumas delas.

  • Realize teste A/B de conteúdo e peças em seu site que chamem a atenção do usuário

  • Utilize gatilhos inteligentes que evidencie os benefícios de seu produto ou serviço

  • Crie segmentações personalizadas para atingir o público certo no momento oportuno

  • Personalize suas campanhas com base nas páginas ou seção do seu site

  • Mostre mensagens direcionadas com base na origem e interesse do usuário

  • Aplique as mesmas estratégias nas versões desktop e mobile

Quando devo aplicar as técnicas de CRO no meu site?


Idealmente, desde que sua estratégia de marketing esteja estabelecida e desenhada, o CRO entra como composição no processo de atração e conversão durante a jornada do usuário. O CRO pode melhorar a conversão do seu site significativamente em qualquer etapa do funil de vendas ou campanhas digitais. Com esse tipo de estratégia e aplicações, o resultado de vendas ou faturamento do seu site pode ter um aumento importante com pequenas ações de CRO que já exemplificamos neste blog. Isso reforça que não necessariamente reformular o design do seu site vai trazer resultados ou melhorar a conversão. Basta realizar pequenos testes e ajustes embasado nas estratégias de CRO para notar os primeiros resultados.



Quais são os próximos passos para melhorar a conversão do seu site?


Tendo um exemplo como base, podemos definir hipoteticamente um cenário e quais são as ações que você poderia realizar agora mesmo para melhorar a conversão do seu site. Suponha que você teve 1.000 visitantes no seu site no último mês e teve 20 vendas online concretizadas, nesse caso 950 visitantes não converteram. O primeiro passo é tentar entender através de algumas perguntas os motivos e tomar algumas ações para maximizar a taxa de conversão, que nesse nosso exemplo foi de 2%.

  • Será que a experiência do usuário está bacana?

  • Os visitantes estão encontrando os produtos de maior interesse?

  • O preço ou valor do frete estão impactando negativamente?

  • Estou evidenciando vantagens ou benefícios do produto?

  • O formulário de cadastro está fácil para ser preenchido?

Com essa análise que pode ser feita por você mesmo dentro do seu site, simulando uma compra ou conversão, você ou seu time pode identificar os pontos mais importantes que devem ser ajustados com o objetivo de otimizar e melhorar a conversão do seu site.


Nosso time trabalha com as melhores soluções e ferramentas para te ajudar nessa jornada, além de utilizar estratégias customizadas com foco na conversão do seu website, blog ou e-commerce.

Se você está interessado em aplicar as técnicas de CRO em seu site, através de uma metodologia exclusiva e estratégias customizadas com base nos objetivos do seu negócio, aproveite para conhecer nossos produtos e tenha um teste grátis para comprovar resultados de otimização e conversão.




Redator Thebilab

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