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Como Medir os Resultados das Campanhas Digitais? Passo a Passo


Como medir os resultados das campanhas digitais? Passo a Passo

O sucesso das campanhas digitais tanto orgânicas quanto pagas depende muito da estratégia, conhecimento do público e do negócio. Mas além disso é importante considerar que a etapa de análise e mensuração dos resultados é fundamental e serve como guia para possíveis mudanças de rotas e tomada de decisão.

Ao final deste artigo você terá o entendimento necessário para começar a medir resultados das campanhas digitais de maneira eficiente e prática.




Os 3 pilares fundamentais para mensurar suas campanhas digitais


O marketing digital está totalmente atrelado a mensurado e acompanhamento de resultados, por esse motivo garantir a confiabilidade dos dados é essencial para que as análises e tomada de decisão sejam consistentes e ajudem na otimização de resultados. Afinal todos nós queremos reduzir custos e maximizar resultados! Através dos 3 pilares abaixo você vai garantir que esse processo de mensuração seja aplicado. Para ilustrar ainda melhor, vamos exercitar pegando como exemplo uma campanha que tem como objetivo levar vistas para o e-commerce e nosso maior objetivo é a compra de produtos, ok?

1. Configuração, implementação e tagueamento


Antes de iniciar qualquer campanha, garanta que suas plataformas digitais e anúncios estejam prontos para mensurar resultados. Pensei que você vai pegar uma estrada e seu comando de bordo e painel estão desligados, não adianta encher o tanque sem saber se será suficiente ou vai sobrar para chegar em seu destino, certo?


Pois bem, seguindo nosso exemplo citado acima, o nosso e-commerce precisa estar apto ou seja preparado para mensurar as interações e contabilizar as compras realizadas pelos usuários que chegaram no site através de nossa campanha digital.

Nesse aspecto precisamos garantir que a configuração e implementação do Google Analytics seja realizada, esse será o nosso painel.


Uma vez que o Google Analytics esteja devidamente configurado em nosso e-commerce, o próximo passo é taguear os botões, para que as interações dos usuários sejam “disparadas” ou seja, capturadas e mostradas no Google Analytics, para isso precisamos realizar as devidas implementações de tagueamento dos eventos do site e assim serem possíveis de mensurar


Para mostrar na prática o resultado, abaixo temos o print do resultado final de como podemos analisar os resultados de eventos ou ações de Clique no Botão por exemplo no e-commerce, dentro de relatório Eventos → Principais Eventos

Imagem ilustrativa e dados fictícios.


2. Parametrização das urls dos anúncios


Talvez tão importante quanto o item anterior, a parametrização das urls dos anúncios são essenciais não apenas para medir a efetividade das campanhas, mas também possibilitar análise de ROI e KPIs que fazem parte dos objetivos de campanhas. Vamos pegar mais uma metáfora, para que você entenda melhor. Imagine que que é responsável por organizar as araras de roupas da sessão de camisetas básicas femininas de uma loja, e as camisetas tem que estarem separadas por tamanhos P, M e G, imagina você ter que fazer isso, com as camisetas sem suas etiquetas, vai ficar praticamente impossível separar (por exemplo) as camisetas pretas (que são idênticas) por seus tamanhos, e sem as etiquetas os clientes também serão afetados correndo o risco de pegar uma camiseta M no lugar de uma P que veste melhor.


Aposto que agora você nunca mais vais deixar de parametrizar uma url certo?

E como podemos fazer isso? Pois bem, o para garantir esse rastreamento e consequentemente a mensuração, precisamos parametrizar as nossas urls (os links que vão direcionar o usuário para o nosso e-commerce), chamamos essas urls com parâmetros de UTMs que no fundo são tags que você adiciona ao final de sua URL, lembra das etiquetas nas camisetas básicas da loja? Então é mais ou menos isso. Os principais parâmetros das UTMs que nos ajudam a rastrear e posteriormente a identificar e analisar os resultados das campanhas são:

  • Campaign (Campanha);

  • Source (Fonte);

  • Medium (Meio);

  • Content (Conteúdo);

  • Term (Termo).

Veja abaixo a diferença de uma URL sem parâmetros e uma URL com esses parâmetros UTM, note que se a gente rodar uma campanha (que pode ter vários anúncios) com a URL sem parâmetros não vamos conseguir medir resultados das campanhas digitais e tão pouco dos anúncios. Veja a diferença, pensando em nossa campanha do e-commerce.


A. Exemplo de URL sem parametrização


www.ecommerce.com.br


B. Exemplo de URL com parametrização


www.ecommerce.com.br/?utm_source=tiktok&utm_campaign=promocaodenatal01&utm_medium=socialmedia&utm_content=socialecommerce01


Com base no exemplo B, agora o Google Analytics pode atribuir as informações das UTMs em seu painel de análise e organizar as informações que vão te ajudar a medir resultados das campanhas digitais e tomar melhores decisões com base nesses dados.


3. Monitoramento, alertas e Análises


Fazendo uma associação com aquele nosso exemplo inicial de pegar uma estrada, esse nosso terceiro pilar é aquele momento onde você já percorreu alguns quilômetros e precisa dar uma olhada na autonomia do veículo, e entender se o combustível será suficiente para chegar em seu destino com segurança ou se é melhor abastecer no próximo posto.


No nosso caso da campanha do e-commerce, precisamos medir os resultados das campanhas digitais que estão no ar, e para isso, nesse caso, o nosso painel será o Google Analytics, mas também poderia ser o gerenciador da própria plataforma da rede social (no caso de Facebook por exemplo, conhecida como Business Manager ou Gerenciador de Negócios) ou poderia ser até mesmo um dashboard de performance com dados de integrados


Para ilustrar ainda mais abaixo temos um exemplo de painel em dashboard que auxilia no monitoramento de resultados, análise integrada e tomada de decisão com atualização diária.


Imagem meramente ilustrativa. Dados fictícios.


Além desse monitoramento constante, em alguns casos é indicado fazer uso dos alertas do Google Analytics para que a tecnologia e a própria ferramenta trabalhem por você.

Mas em qual situação eu preciso de um alerta? Pois bem, essa necessidade está diretamente atrelada aos seus objetivos. Voltando ao nosso exemplo do e-commerce, os alertas do Google Analytics, vão nos ajudar a medir resultados das campanhas digitais na medida que um indicador tem aumento ou queda, e pode ser totalmente customizado. Vamos a um exemplo prático. Vamos supor que sua meta de vendas é de 50 transações diárias, e pela sua regra de negócio, você entender que uma variação negativa de 20% deve ser analisada mais a fundo e ações (nesse caso) devem ser adotadas. Pois bem, uma vez que o tagueamento (pilar 2 do nosso blog) tenha sido realizado, essa variação de 20% de queda de transações diária é enviada diretamente para o seu email ou email de quem for o responsável, otimizando assim ações para correção de rota.

Os alertas podem ser configurados no Google Analytics no menu Administrador → Metas → Nova Meta.

Imagem da conta de demonstração do Google Analytics Merchandise Store
Imagem da conta de demonstração do Google Analytics Merchandise Store

Fazendo novamente uma associação aqui com nossa viagem pela estrada, esse alerta é exatamente aquele sinal que seu automóvel dá para reabastecer, com isso podemos fechar nosso raciocínio e deixar ainda mais claro como os pilares e as etapas se complementam e te ajudam a medir resultados das campanhas digitais.

Resumo das etapas de mensuração das campanhas digitais através da jornada do cliente


As etapas e a jornada do usuário desde o momento que é impactado por um anuncio até a compra do produto através do e-commerce precisam ser monitoradas para médias os resultados da campanha e efetividade como Taxa de Conversão e ROI, abaixo a imagem resume um pouco do que abordamos no artigo de hoje e conclui o raciocínio de trazer a importância da mensuração e como devemos aplicá-la.

Resumo das etapas de mensuração das campanhas digitais através da jornada do cliente


Como posso dar o primeiro passo para aplicar essas etapas em meu negócio?


Medir resultados das campanhas digitais, sejam elas pagas ou orgânicas, ou seja aquelas campanhas que não tem investimento, é essencial e você agora já sabe disso. Ter segurança e confiabilidade nos resultados como você também já sabe é a chave para reduzir custos e maximizar ganhos. Ter respaldo técnico e profissional pode ser um caminho mais rápido e seguro para que sua empresa e seu time trilhem essa jornada, trazendo consistência para cada etapa, desde a parte inicial de configurações, implementações e validações, até o estágio de análises, recomendações e insights de negócio.

 

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Redatora Thebilab

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