top of page

10 Principais diferenças entre GA4 e Universal Analytics


O Google surpreendeu a todos com a obrigatoriedade de utilização do Google Analytics 4 em 2023. Nesse post explicaremos a você as principais diferenças entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics.

A imagem contém os dois logos do Google Analytics, e apresenta um versus o outro

Recentemente o Google anunciou que o modelo Universal Analytics vai ser descontinuado a partir de 1º de Julho de 2023 para contas gratuitas e 1º de outubro de 2023 para as propriedades do Analytics 360.


Isso causou um burburinho no mercado porque não esperávamos que isso fosse acontecer tão cedo. Nesse post iremos explicar para você as principais diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics para que você já comece a se familiarizar com a nova ferramenta!

1. Coleta de dados com base em eventos


O modelo de coleta de dados do Universal Analytics era o session-centric data model onde era baseado em hits e centrado nas sessões.


No GA4 o modelo é o user-centric event-based model, ou seja, a coleta é baseada em eventos. Na prática isso significa que agora no GA4 é tudo baseado em eventos, ou seja, para qualquer ação no seu site, seja clicar no botão ou seja um simples pageview você vai precisar criar um evento ou utilizar os eventos padrões.


2. Cross Device (web + app)


No GA4 todas as contas já são integradas com Web + App, ou seja, se você tem um App além do seu site você consegue acompanhar se o mesmo usuário acessou o site na web ou o App e realizou a conversão. O Universal tinha isso apenas para quem tinha a versão paga, o GA 360.


3. Estrutura de conta


No Universal Analytics a estrutura era conta -> propriedade -> vista de propriedade. No GA4 não existe mais vista de propriedade, temos conta -> propriedade, apenas. Para você separar por exemplo o fluxo do seu site e do seu blog, você terá que criar um segmento para isso.

4. Eventos


No Universal Analytics tínhamos os eventos sendo categorizados como Categoria, Ação e Rótulo. No GA4, eles são contabilizados por parâmetros personalizados.



5. Limite de Hits


No Universal Analytics tínhamos limitação de hits de 10 milhões nos últimos 30 dias. Caso você passasse disso todos os dados eram baseados em amostragem. No GA4, não temos amostragem, mas sim uma limitação em relação ao período, onde a coleta (na versão grátis da aplicação) só pode ser realizada nos últimos 14 meses.



6. Modelo de atribuição


O modelo de atribuição padrão do Universal Analytics era o último clique não direto. No GA4 não temos um padrão, você pode escolher qual deles vai usar, que são:

  • Último clique em vários canais

  • Último engajamento de diferentes canais

  • Último clique priorizado pelo Google Ads

  • Último engajamento priorizado pelo Google Ads



7. Expiração dos dados


No Universal Analytics podemos configurar para não expirar nunca os dados. No GA4 temos os dados só ficam guardados por 14 meses. Por isso é importante se planejar desde já para não perder histórico de informações.


8. Relatórios


O Universal Analytics tínhamos 2 principais relatórios, que eram: Público-alvo, Aquisição, Comportamento e Comércio Eletrônico, no GA4 os principais são: Ciclo de Vida, Usuário, Eventos e Explorar.



9. Relatório em tempo real


No Universal Analytics a atualização era em tempo real, no GA4 pode demorar até 30 minutos para aparecer no relatório.



10. Funis


O funil do GA4 pode ser retroativo e é baseado em eventos! No Universal Analytics se você tivesse criado a meta de destino há 5 dias mas só ativou o funil hoje ele não aparecem os dados retroativos.

Métricas de engajamento

No Universal Analytics não tínhamos métricas de engajamento. No GA4 como o foco é o usuário, temos métricas de engajamento como: sessões engajadas, sessões engajadas por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento. O engajamento no GA4 é o usuário ficar no site por 10 segundos ou mais.


Preparados para usar o GA4?


Sabemos que a partir do ano que vem a utilização do GA4 vai se tornar obrigatória por isso preparamos este post para você começar a entender as principais diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics.


Recomendamos fortemente que antes de migrar para o GA4 você estude a fundo sobre a ferramenta e utilize a conta demo do Google, para ir se acostumando. Ficou com alguma dúvida, quer falar mais sobre o assunto? Fale com a gente!

imagem do autor






bottom of page