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A Importância da Padronização de dados na Taxonomia

Hoje em dia a vantagem competitiva não está apenas nas análises de deep learning, redes neurais, inteligência artificial. Claro que tudo isso é muito importante para os avanços do Business Analytics, porém em vários casos, a simples padronização e organização dos dados, pode trazer um ótimo avanço e vantagem competitiva para as empresas.

Imagem demonstra teclas do teclado com destaque para uma tecla azul escrito data standardization


Índice

Abaixo o que você aprenderá nesse artigo:


Segundo a ciência, taxonomia lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, individualmente ou em grupo. Na área de Business Intelligence a taxonomia é ou deveria ser prioritariamente utilizada, pois é a base estrutural que tem como objetivo organizar as informações das campanhas digitais, trazendo a possibilidade de análises detalhadas dos objetivos, segmentações, e etapas das campanhas de mídia.

O sonho de todo B.I. é ter uma taxonomia padrão sendo utilizada corretamente!”. Antonio Bennati.

É isso mesmo, se você faz parte desse mundo sabe do que estamos falando, mas se você não está tão por dentro assim, fique tranquilo, nós vamos explicar.

O Que é Taxonomia?


Nada mais é do que uma planilha (pode ser Excel ou Google Planilhas) de parametrização de URLs, contemplando diversas informações em colunas, que no final serão concatenadas e geradas as URLs para serem imputadas nas plataformas de mídia como Facebook, TikTok, Pinterest, Google Display, entre outras.



Como é Feita a Taxonomia?


Nada melhor que o visual ilustrativo abaixo, disponibilizamos um print de uma taxonomia de mídia criada pela Thebilab, não vamos entrar nos detalhes técnicos como fórmulas, travamentos e validações nesse primeiro momento (quem sabe em um segundo artigo sobre o tema)


Etapa 1

Printscreen planilha parametrização
Printscreen planilha parametrização

Etapa 2

Printscreen planilha parametrização
Printscreen planilha parametrização

Na etapa 1 do preenchimento da taxonomia, preenchemos as colunas com algumas informações cruciais para nosso monitoramento e análises posteriores.

Na etapa 2 no entanto você vê a URL final parametrizada, pronta para ser incorporada nos anúncios.


Aulão de Análise de Dados


Confira esse aula completa do nosso canal do YouTube, sobre Análise de Dados na prática.




O Que é Fundamental Conter em Minha Taxonomia de campanha de mídia?

Uma taxonomia customizada pode contemplar tantas informações quanto você julgar ser necessário, porém vamos listar aqui os 7 campos mais importantes

  • Data de Preenchimento

  • Meio (Social Ads, TV, Display…)

  • Origem Mídia (Facebook, Instagram, Linkedin…)

  • Etapa do Funil (Awareness, Consideração, Conversão...)

  • Segmentação (Remarketing, Look a Like, Millennials...)

  • Formato (Estático, Vídeo, QRcode…)

  • Tamanho (1800x1800, 15 segundos, 300x600...)


É de suma importância validar essas URLs parametrizadas, observando se a URL de destino (o site que o usuário será direcionado) está de acordo. Além disso, é importante observar no Google Analytics se essa URL parametrizada está apontada no relatório de página de destino.


Mas a taxonomia só pode ser aplicada se eu montar uma planilha personalizada?

Não necessariamente, pois as plataformas como Google e Facebook disponibilizam os chamados Campaign Url Builder que facilitam esse processo, no entanto, caso você queira criar uma biblioteca, inserir detalhamentos de segmentação ou etapas de funil, ou até mesmo identificação de ID’s para futuras análises comparativas, é indicado criar sua própria taxonomia.


Vai dar trabalho no início, mas depois você vai conseguir realizar diversas análises, comparativos, e até mesmo propagar a usabilidade desse método para as campanhas digitais na sua empresa ou agência. Caso você tenha se interessado pelo assunto, ou precise de algumas dicas, conte conosco, nosso time está a disposição para ajudá-lo a mensurar seus dados com segurança, qualidade e consistência, para que a tomada de decisão seja embasada em dados relevantes.

 

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