Os profissionais da área de Business Intelligence precisam se atualizar e rever conceitos frequentemente, pois assim como a área de tecnologia, o Business Intelligence também está sempre evoluindo, tanto em termos de ferramentas, como conceitos e dinâmicas com foco no negócio.
Por esse motivo, se você atua na área de BI, e sente que precisa se atualizar através da literatura, ou se você quiser adquirir conhecimento para realizar uma transição de carreira, confira esses 5 livros de Business Intelligence sugeridos por esse artigo e inicie sua programação de estudos.
Cada vez mais complexo e desafiador, o ambiente de negócios está em frequente evolução. A tomada de decisão tem um papel fundamental para o sucesso ou fracasso do negócio, e para que essa ação esteja pautada em dados, o uso de sistemas tecnológicos e computadorizados ganham mais relevância.
O livro Business Intelligence e Análise de Dados para gestão e negócio, do autor Dursun Delen, traz temas relevantes para o aprendizado de novas técnicas de análise de dados e tomada de decisão, com conteúdo abrangente e de fácil leitura e com casos reais de métodos aplicados, é uma ótima opção para ampliar e aprofundar seus conhecimentos em Business Intelligence.
O volume de dados gerados a cada minuto no mundo é gigantesco, empresas e marcas correm para obter vantagens competitivas através de inteligência dos dados, porém a oferta de profissionais na área não cobre toda a demanda atual.
O livro Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data, traz esse tema de como obter vantagens competitivas no negócio através de uma utilização eficaz do Big Data.
Essa atuação tem sido muito desafiadora à medida que novas tecnologias, formatos e granularidade de dados surgem.
O livro traz um roteiro de como atuar com esse processo de utilização de várias camadas e volume de dados e aplicar essas análises para o objetivo do negócio, através de um processo didático e tecnológico, ensinando como tratar a informação como instrumento de gestão.
Além disso, a obra traz a evidência os benefícios que as empresas adquirem ao implementar e investir em sistemas que fornecem dados diversos para seus analistas de negócios.
Se você quer ter uma visão mais ampla e prática de como aplicar e trabalhar com diversas camadas de dados na sua empresa e obter vantagens comerciais, este livro pode te ajudar a trilhar esse caminho.
Para quem está iniciando na área de dados ou Business Intelligence, o livro Análise de Negócios para profissionais: Um guia de práticas, é uma excelente opção, pois vai trazer exemplos e casos reais de análises que podem ser aplicados em diversas situações e segmentos.
Sendo assim, o programa do livro é aplicável em qualquer projeto, por se tratar de um guia, vale a leitura mesmo se você ainda não atua de fato da área de dados, mas tem a intenção de iniciar nessa jornada ou até mesmo realizar uma transição de carreira
Os conceitos e técnicas aqui descritos independem de implantação e podem ser usados para desenvolver soluções manuais ou automatizadas, em qualquer ciclo de vida do projeto.
O livro Data Science para Negócios, aborda os princípios fundamentais do Data Science e leva o leitor a exercitar o pensamento analítico, que é necessário para alcançar insumos relevantes voltados ao negócio.
Essa indicação é para profissionais que já atuam na área de Business Intelligence, e tem conhecimentos teóricos sobre os princípios do Data Science, seu conteúdo é profundo, porém não muito técnico.
Lidar de maneira satisfatória e inteligente com dados, tem se tornando ferramentas essenciais para obter vantagens competitivas nos negócios, por isso, caso você precise aprofundar nas análises e fazer uso dos dados para aproveitar melhor as oportunidades do mercado ou segmento de atuação, então esse livro é essencial.
Ao iniciar sua leitura, você vai reparar que o livro aborda as temáticas do Data Science de uma maneira suave sem os termos técnicos que podem dificultar o entendimento do leitor.
Além disso, se você tem um foco em vendas, conversão e crescimento do negócio, então o livro alcançará suas expectativas.
E se você gosta de matemática, o livro explora alguns detalhes para que você entenda o que acontece por trás, mas tudo isso na medida certa, sem focar em detalhes irrelevantes.
O livro Storytelling com Dados da escritora Cole Nussbaumer que é especialista em apresentações eficazes escreveu esse livro para qualquer pessoa que precise se comunicar usando dados.
Sabemos quão complexo pode ser apresentar resultados, análises e estudos envolvendo dados, e para que sua audiência permaneça atenta e engajada, a visualização das informações e a histórica contada através dela contam muito para um resultado final positivo.
Se você precisar criar ou aprimorar suas técnicas de apresentação de dados e estimular seus clientes, gestores e colegas para engajar em suas narrativas pautadas em dados, então esse livro é praticamente obrigatório em sua jornada.
Com fácil leitura, imagens, e casos reais, você vai chegar ao final de sua leitura com outra perspectiva e certamente colocando seus aprendizados em prática.
Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de Indicações de livros, cursos e ferramentas -> Indicações the BI lab.
Se você está curtindo nosso conteúdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. Não perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendências que vão impulsionar seus conhecimentos.