3 Sites para Encontrar Fontes de Dados Seguras e Gratuitas para suas Análises
- Núcleo de Redação TheBILab
- 7 de set. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
Se seus dados internos não estão sendo suficientes para entender o mercado, gerar insights relevantes ou até mesmo fazer projeções. Nesse artigo iremos mostrar alguns sites que poderão te ajudar a coletar dados importantes e melhorar ainda mais suas análises de maneira segura.

Por que é Importante Orientar suas Análises e Estudos Considerando Dados e Fatores Externos?
Sabemos que para a grande maioria dos segmentos, a performance ou tendência de resultados esta relacionada aos fatores do macro ambiente e é por isso que coletar dados externos e correlaciona-los ao seu negócio é fundamental para que você conheça o mercado e claro possa tomar ações antecipadas de acordo com a tendência ou fenômenos que não temos controle. Obviamente com a era do Big Data, temos gerados cada vez mais dados, já somos mais de 4,6 bilhões de usuários na internet no mundo, e esse número tente a crescer rápido.
O lado bom é que o acesso a informação e aos dados tem ficado cada vez mais fáceis, porém é fundamental ter segurança na fonte de dados está utilizando e ter certeza que se tratam de dados abertos para não termos problemas de autenticidade ou até mesmo de privacidade.
Mas vamos lá, já que temos uma infinidade de fontes, dados, sites e ambientes de coleta de informações, nosso time preparou ao menos 5 sites que você pode coletar dados abertos e seguro para fazer análises e estudos de mercado.
3 Sites para Encontrar Fontes de Dados
1. Painel de Indicadores do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza dados e estatísticas econômicas e setoriais até mesmo regionalizados, através de diversos formatos de arquivos e tabelas para formar seu dataset. Nos prints abaixo temos alguns exemplos de como visualizá-los e a opção para baixar os arquivos.
Acesse e salve em seus favoritos: https://www.ibge.gov.br/indicadores

Temos disponíveis diversos indicadores com dados históricos que podem nos ajudar a entender melhor a dinâmica de mercado e o mais legal, que é começar a fazer correlações.
Exemplo, se você trabalha com serviços e oferece funilaria mecânica e deseja entender se sua performance de vendas está ou não relacionada com a taxa de desemprego, é bem possível testar essa hipótese mesclando dados internos com externos.

Abaixo fizemos um passo a passo considerando um exemplo de extração de dados do setor de serviços no Brasil, onde o objetivo final da análise era entender a variação em volume do setor nos últimos anos e traçar uma linha de tendência para o futuro.
Acesse esse link e replique o passo a passo, será um ótimo exercício! https://www.ibge.gov.br/estatisticas/todos-os-produtos-estatisticas.html
1º Passo
Como vamos querer analisar os dados mensais, podemos selecionar a primeira opção “OMS – Pesquisa Mensal de Serviços”.

2º Passo
Nessa etapa selecione a opção “Séries Históricas”, você vai poder escolher um período especifico e o formato que deseja exportar o dado.

3º Passo
A ferramenta ainda permite que você clique e arraste para selecionar apenas um período especifico, caso seu corte analítico seja menor.

4º Passo
Nesse exemplo eu selecionei de dezembro/2019 até abril/2021. Se precisar voltar, basta clicar em redefinir zoom.

5º Passo
Ao finalizar a sua seleção e seus filtros, você poderá baixar a tabela no formato desajado.

2. Dados.gov
O dados.gov.br é uma biblioteca vasta de informações, estatísticas e números de vários setores e segmentos da economia, serviços e da própria indústria.
O acervo conta com dados estruturados em diversos formatos que possibilita o usuário obter dados históricos e até mesmo sincronizar bases que se atualizam automaticamente através do formato Jason por exemplo.
Esses exemplos podem ser simples, mas muitas pessoas não se lembram ou até mesmo desconhecem as possibilidades de estudos e análises que estão a poucos cliques, mas certamente enriquecerão tanto o conhecimento como a tomada de decisão.
Para deixar o exemplo um pouco mais claro, vamos colocar a mão na massa e te mostrar um passo a passo da coleta de dados do Ministério da Saúde e uma breve plotagem em Excel para entender em quais estado temos mais farmácias do programa do governo farmácias populares, apenas para que você se inspire e faça seu próprio exercício.
Acesse o site, clique em dados, e ao lado esquerdo teremos um menu que na verdade é um filtro, e quando você seleciona alguma opção o sistema vai filtrando as possibilidades e base dados possíveis de serem exportadas de acordo com o formato desejado.
Nesse exemplo clicamos em Ministério da Saúde e selecionei em formatos a opção CSV, veja que entre os parênteses você pode observar quantos arquivos você terá disponíveis.


Após selecionar a opção “Farmácia popular do Brasil:

Seguindo o processo conforme a tela abaixo, selecionaremos o botão “Explorar” e “Ir para recurso”.

O download será realizado automaticamente e você terá acesso aos dados, no exemplo abaixo, foi feito o download em CSV e depois organizados os dados em colunas.

Com alguns passos simples de estruturação da tabela, em cliques já é possível plotar um mapa e responder a pergunta inicial desse post que era entender a distribuição estadual das farmácias populares no Brasil, de uma maneira bem visual.

3. Portal Libre - FGV
A FGV é outra fonte de dados que podemos usufruir para entender e analisar o macro ambiente, além de trazer insights valiosos para nossos estudos. Sempre que posso eu incluo algum dado como esses que vou mostrar para incrementar minhas apresentações.
Mas além disso, é bem possível montar um dataset e plugar esses dados externos correlacionado com dados internos.
Nesse exemplo fiz um passo a passo de extração de dados da confiança empresarial, esse tipo de informação pode permear sua análise, defesa ou entendimento de mercado para projetar lançamento de produtos ou serviços por exemplo. Então, vamos lá!
Acesse https://portalibre.fgv.br/noticias e veja a lista de artigos disponíveis.

A página do artigo selecionado será aberta e você vai poder baixar o report em pdf.
Se você já pensou que PDF não é a opção mais adequada para cruzamento de dados, você tem razão, mas nesse caso vale um esforço inicial de montar uma base dados e depois ir somente alimentando e atualizando conforme as novas versões são liberadas. Mas vale pontuar que a FGV também oferece um serviço pago para coleta de dados e informações mais estruturadas.


Abaixo temos alguns printscreens do report, você pode criar sua própria biblioteca com os dados históricos e aproveitar para gerar ainda mais insights e incluir em suas apresentações. A utilização de dados externos e a combinação com dados internos, seguramente tornarão suas apresentações mais ricas e certamente você vai se destacar em sua profissão.


Use e abuse das possibilidades, se policie para não cair na tentação de utilizar apenas o que está ao seu alcance ou que é fornecido pela empresa.
Os objetivos de negócio também dependem do macro ambiente de marketing e temos dados disponíveis para incorporar nossas análises, dashboards e apresentações.
*Todas as imagens foram extraídas dos sites oficiais e os dados utilizados são dados abertos de propriedade das fontes utilizadas.
Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de Indicações de livros, cursos e ferramentas -> Indicações the BI lab.
Se você está curtindo nosso conteúdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. Não perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendências que vão impulsionar seus conhecimentos.