top of page

3 Relatórios do Google Analytics para Monitorar sua Performance de Mídia

Nesse artigo você vai conhecer um dos três principais relatórios do Google Analytics para medir a performance de sua campanha e site.


3 Relatórios do Google Analytics para Monitorar sua Performance de Mídia

Toda campanha é considerada de alta performance quando o principal KPI é alcançado, seja ele leads, vendas, novos usuários, entre outros...

O Google Analytics é muito rico em termos de análise de dados, porém, às vezes fica difícil identificar quais dados são realmente importantes de serem acompanhados.


Então nosso Lab resolveu criar esse conteúdo para direcionar seus esforços quando estiver no meio de uma campanha e não saber priorizar que tipo de informações analisar dentro do Google Analytics para sua tomada de decisão.



Relatório de Aquisição por Canais


Um dos principais relatórios que você deve fazer parte da sua rotina é o de Aquisição à Visão Geral, pois aqui você vai entender quais são os canais que estão gerando mais tráfego para a sua página.

Printscreen do menu do Google Analytics











Com esse tipo de dado, a tomada de decisão estratégica é mais segura, tanto quando falamos de performance de mídia paga ou orgânica, e dependendo do seu objetivo, é possível tomar uma ação de maneira mais ágil e até mesmo reavaliar alocação de investimento.

Printscreen de um exemplo de um gráfico do Google Analytics

Relatório Origem/Mídia


Um dos maiores objetivos de uma campanha ou até mesmo do site de maneira geral é uma performance positiva, duas métricas podem indicar se os resultados estão indo no caminho certo, ou se é o caso de realizar alguma correção, tanto em termos de investimento (quando falamos por exemplo de campanhas) quanto em termos de UX (quando falamos na questão da experiência do usuário, enquanto navega pelo seu site). Essas duas métricas são a Taxa de Rejeição e número de Transações, que podem ser analisadas dentro do relatório Origem/Mídia.


Existem algumas maneiras de observar esses números, e o relatório abaixo possibilita que você avalie múltiplos indicadores, além dos já citados.



Na prática, com esse tipo de relatório podemos identificar se o site, de uma maneira geral, tem uma boa Taxa de Rejeição, ou seja, se entre as pessoas que acessaram o site, quantas delas fizeram algum tipo de interação. E além disso, se o número de Transações (por ex. preenchimento de formulário ou venda de produto) está performando de acordo com sua meta inicial, e qual canal se destaca nesse quesito. Possibilitando assim uma maior agilidade em termos de correções de conteúdo ou realocação de verba de mídia.

Para chegar nesta vista no GA, siga os passos conforme print abaixo:













Relatório de Performance e Diagnóstico de carregamento do Website


Sempre vale a pena ter certeza que todos as possibilidades, ou pelo menos quase todas, foram esgotadas e que estão sendo monitoradas. Normalmente quando falamos de campanha de mídia ou conteúdo de Marketing Digital, focamos nossas análises em KPIs voltados ao negócio, para que a atuação seja mais efetiva. Esse processo é super válido, porém é importante considerar alguns pontos mais técnicos da operação, como por exemplo, se seu site está com bons níveis de carregamento. Aí entra o relatório de Performance e Diagnóstico de carregamento. Ao identificar que seu site esta lento você consegue ter um panorama mais conclusivo, e entender se seus resultados podem estar sendo negativamente impactados devido ao fator técnico. Com esse tipo de ajuste, você poderá otimizar sua performance e de quebra melhorar a experiência do usuário


Printscreen do relatório de demonstração do Google Analytcis

O Google Analytics além de ser muito rico em possibilidades de análises já configuradas, ainda te permite criar seus próprios relatórios personalizados de acordo com sua necessidade. E o relatório de Diagnóstico, pode ser construído, dentro da opção Relatórios Personalizados, conforme imagem abaixo. Clique nesse link para importar o relatório.

Printscreen do menu do relatório de demonstração do Google Analytcis









Acompanhar os dados de seu site e avaliar constantemente sua performance, vai te dar mais autonomia e agilidade na tomada de decisão, além de ajudar a alcançar seus objetivos previamente traçados.



Quer treinar suas habilidades no Google Analytics e conhecer ainda mais as possibilidades da ferramenta, acesse a versão gratuita nesse link e tenha boas análises!!! Se você curtiu esse conteúdo, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, participe do nosso #Lab sempre que quiser! *todas as imagens desse post foram capturadas da tela do Google Analytics na versão aberta de demonstrativo da ferramenta.


 

Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de Indicações de livros, cursos e ferramentas -> Indicações the BI lab.


Se você está curtindo nosso conteúdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. Não perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendências que vão impulsionar seus conhecimentos.



imagem do autor





1 Comment


Antonio Bennati Filho
Antonio Bennati Filho
Jul 04, 2021

O passo a passo é fundamental para melhor entendimento e reprodução das análises, parabéns!!!😎

Like
bottom of page